PAULISTA COMEÇA NESTA TERÇA COM JOGO ISOLADO

09/08/2010 00:59
- PAULISTA COMEÇA NESTA TERÇA COM JOGO ISOLADO
     Em 9/8/2010
O Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 - 2010 será aberto nesta terça-feira (10 de agosto), às 20h00, no ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, na cidade de Piracicaba (SP), com o duelo isolado entre XV/Cosan/Bom Peixe e Metodista/São Bernardo. As duas equipes integram o Grupo A nesta fase inicial da competição.

O time piracicabano, comandado pelo técnico Lauriberto Brocco, chega para o estadual com a base do elenco que disputou o Torneio Novo Milênio Adulto Masculino - 2010, reforçada por dois jogadores: Caio Ranches (ala - ex-Araraquara) e Marcão (pivô - ex-Araraquara). Os destaques do elenco são: os experientes Telmo Oliveira e Rafael Giovannoni (pivôs), o armador Taquá, o ala/armador Gustavo e o ala Fransérgio.

- O Campeonato Paulista deste ano será muito difícil, com grandes equipes brigando pelas três primeiras colocações em cada chave. Temos o privilégio de fazer o jogo de abertura da competição perante nossa fanática torcida e creio ser um duelo muito duro, pois se trata de uma grande adversário, que chega reforçado, além de ser séria candidata a uma das vagas, porém jogando em casa, esperamos fazer uma grande estréia e lutar por uma vitória para iniciarmos bem - analisa Brocco.

- A equipe que tem aspirações, precisa lutar bastante para não perder jogando em casa. Acredito que temos condições de fazer um grande jogo e vai vencer quem aproveitar melhor às oportunidades - complementa o treinador da equipe piracicabana.

Já o representante do Grande ABC, dirigido por Sidney Coppini Júnior, também manteve a base que conquistou o vice-campeonato no Torneio Novo Milênio, reforçada pela chegada do experiente armador Arnaldinho, que defendeu Araraquara na última temporada, e os atletas João Gabriel e Matheus, que defenderam o Saldanha da Gama-ES. Os três não têm estréias definidas, devido às questões burocráticas.

Os outros destaques do elenco são: o ala/pivô Pilar, o pivô argentino Pedro Calderón e o ala Rafú.

- A Metodista/São Bernardo entra nesse campeonato com a expectativa de realizar uma campanha melhor do que na temporada passada, ou seja, apresentando crescimento. Mas, sabemos que não será uma tarefa fácil no começo, já que o nosso elenco está passando por uma série de modificações, então, a meta é que o time cresça ao longo da competição - analisa Sidney, relatando que mais um jogador norte-americano pode se juntar ao elenco.

- Com esse panorama, esperamos por uma estréia difícil, já que o XV manteve a base que disputou o Torneio Novo Milênio e ainda chega com alguns reforços. Sem falar, no fato do nosso adversário atuar em casa - complementa Coppini.

A rodada inicial prossegue no dia 11 de agosto (quarta-feira), com mais quatro partidas, todas às 20h00: Americana Basketball x Assis Basket, em Americana (SP); Winner/Limeira x Lupo/Araraquara, em Limeira (SP); GR Barueri/G-Unit x São José Basketball/Unimed/Vinac, em Barueri (SP); e SE Palmeiras x Pinheiros/Sky, em São Paulo (SP). O complemento da primeira rodada acontece no dia 12 de agosto (quinta-feira), com dois jogos, ambos às 20h00: Paulistano/Amil x Liga Sorocabana/Objetivo/Flextronics, em São Paulo (SP); e Vivo/Franca BC x São Caetano EC, em Franca (SP).

REGULAMENTO
De acordo com o regulamento, as 16 agremiações, na fase inicial, serão divididas em duas chaves com oito integrantes em cada uma delas. Estes oito times jogam entre si, dentro de seus respectivos grupos, em turno e returno.

Em seguida, os três primeiros colocados em cada uma das chaves formam um grupo único, onde times do Grupo A enfrentam os do Grupo B, em turno e returno (carregando os resultados da fase anterior contra os adversários da mesma chave). Daí, será apurada a classificação de 1o ao 6o colocados.

Já os times qualificados do 4o ao 8o lugares em cada uma das chaves, também formarão um grupo único, onde as equipes do Grupo A enfrentam as do Grupo B, em turno e returno (trazendo os resultados da primeira fase). Daí os dois primeiros colocados seguem vivos na competição, se juntando aos seis já qualificados para formar o playoff - quartas-de-final, como sexto e sétimo colocados.

Posteriormente, ocorrem as séries dos playoffs semifinal e final.

As chaves na fase inicial são as seguintes:

Grupo A: São José Basketball/Unimed/Vinac (São José dos Campos), Itabom/Bauru, Pinheiros/Sky (São Paulo), Metodista/São Bernardo (São Bernardo do Campo), ACBD Rio Claro, XV/Cosan/Bom Peixe (Piracicaba), GR Barueri/G-Unit (Barueri) e SE Palmeiras (São Paulo).

Grupo B: Paulistano/Amil (São Paulo), Vivo/Franca BC (Franca), Assis Basket, Lupo/Araraquara, Liga Sorocabana/Objetivo/Flextronics (Sorocaba), Americana Basketball, Winner/Limeira e São Caetano EC (São Caetano do Sul).

Foto: Divulgação


Frederico Batalha